friozinho em dourados

nao é cola gliter sobre meu escort abacat, é gelo mesmo
tava um poquinho frio na manha do dia 27/06/2011...

Estratificação social

Acessem os links abaixo leia os textos e façam os comentarios
nao esqueçam de seguir o blog ou nomear o comentarios


http://karlamoraessociologia.blogspot.com/2009/03/estratificacao-social-estratificacao.html

http://ialexandria.sites.uol.com.br/textos/israel_textos/conceito_de_estratificacao_social.htm



Migração

 


 Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

Migrações externas
A migração externa, também denominada migração internacional, ocorre quando a população se desloca entre países. Há dois tipos de migração externa:
• Emigração: refere-se ao movimento de saída das pessoas de seu país de origem. Essas pessoas são emigrantes no seu país de origem.
Os emigrantes brasileiros dirigiram-se predominantemente para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.
• Imigração: corresponde ao movimento de entrada das pessoas estrangeiras em um país. Elas são imigrantes nesse país.
A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

Migrações internas
A migração interna ocorre quando a população se desloca no interior de um país.
O êxodo rural corresponde à migração campo-cidade, isto é, à saída da populaão do meio rural com destino ao meio urbano. Esse é o movimento interno mais importante e é o responsável pela grande leva de migrantes que se dirigiram, e ainda se dirigem, às grandes cidades.
Existem outros dois tipos de migração interna:
• Transumância é o deslocamento populacional que ocorre em certos períodos do ano.
• Migração pendular é o movimento diátio de vaivém da população que desloca da periferia para o centro e vice-versa.

fonte: leandrobrito.br.tripod.com/migrar.htm e http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/224-migracaog.gif

Distribuição da população brasileira




A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87,5 hab/km2, as regiões nordeste, sudeste e sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o território, fato contrário à densidade demográfica do norte e centro-oeste, que são, respectivamente, 4 hab/km2 e 8,6 hab/km2, correspondendo a 64% do território total.
Os brasileiros atualmente exercem um grande fluxo migratório, internacional e nacionalmente, nesse processo é importante salientar a diferença entre emigração (saída voluntária do país de origem) e imigração (o ato de estabelecer-se em país estrangeiro).
Acerca das migrações externas o significado está no fluxo de pessoas que saem do seu país para viver, ou mesmo visitar, outro país, geralmente países desenvolvidos; já as migrações internas caracterizam-se pelo deslocamento populacional que se realiza dentro de um mesmo país, seja entre regiões, estado ou municípios. No Brasil cerca de 40% dos brasileiros residem fora dos municípios que nasceram.

Os principais fluxos migratórios no Brasil estão voltados para os nordestinos que saem em direção ao sudeste e centro-oeste, isso muita vezes é provocado devido às questões de seca, falta de emprego, baixo índice de industrialização em relação às outras regiões, dentre outros fatores.
Outro fluxo bastante difundido é em relação aos migrantes do sul que saem em direção às regiões do centro-oeste e norte, esse processo deve-se aos agricultores gaúchos que procuram novas áreas de cultivo com preços mais baixos.

fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/distribuicao-populacao-brasileira.htm