Instituição ganha selo Escola Solidária

Projeto de leitura do jornal na escola é reconhecido pelo instituto nacional “Faça Parte”
3.Out.2009 | Fátima Frota*

DOURADOS – Os estudantes e educadores da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, do distrito de Itahum, comemoram a conquista do "Selo Escola Solidária". O Prêmio é uma iniciativa do Instituto Faça Parte, desde 2003, em parceria com a Unesco, OEI, Unicef, Undime, Consed e Ministério da Educação.
O projeto reconhecido pelo Instituto Faça Parte foi o "A.V.A. – 31 anos ensinando a ler o mundo". Esta ação desenvolvida pelos estudantes e professores do Ensino Fundamental e Médio prioriza a leitura do jornal como forma de melhorar a formação leitora dos estudantes e da comunidade local.
A comunidade passou a ser parte integrante na escola através de um outro projeto, o "Repórter por um dia". Os estudantes extrapolam a leitura das palavras e as matérias sobre Itahum divulgadas no Jornal O PROGRESSO serviram de pautas para as reportagens locais.
As matérias sobre a reativação da estação ferroviária, a reforma da escola anunciada e realizada pelo governo estadual, bem como sobre a precariedade das ruas que recebeu a atenção do prefeito Ari Artuzi, foram abordadas através de poesias, crônicas, artigos e fotografias. O diferencial do projeto "Repórter por um dia" é que a população tem acesso a essas informações através do jornal escolar produzido pelos próprios estudantes.
A coordenadora pedagógica da Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja, professora Maria Alely de Matos Palmeira, salienta que no Distrito de Itahum, não existe nenhum veículo de informaçao. "Essas informações produzidas pelos estudantes têm um caráter informativo muito grande acerca dos fatos que ocorrem. Essa forma tem despertado o interesse pela leitura, tanto pelos alunos, como pela comunidade".
A avaliação do professor Domingo Vega sobre o resultado que os projetos têm alcançado é devido à conquista realizada junto à classe estudantil. "Os alunos agem com bastante entusiasmo ao produzirem as matérias e fotografar os fatos. E as pessoas da comunidade, quando entrevistadas, nos dão atenção e apoio em nossas atividades", finaliza o professor
"Esse reconhecimento nos traz enorme gratificação e um incentivo para continuarmos a desenvolver projetos como este que propiciam um envolvimento dos alunos, dos professores na comunidade que estão inseridos em busca de mudanças na realidade social", diz a professora Luziene Ramos.
A Escola Estadual Antonio Vicente Azambuja está localizada no distrito de Itahum. É participante do Programa Jornal e Educação "O PROGRESSO – Ensinando a Ler o Mundo" desde o ano passado.

*Coordenadora do programa Jornal e Educação, do O PROGRESSO


parabens a escola Antonio vicenrte Azambuja pelo premio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário