DIA DA CONCIENCIA NEGRA


O dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. A data foi escolhida pelo Movimento Negro em contraposição ao 13 de maio (dia da suposta abolição da escravatura) e é uma homenagem a Zumbi dos Palmares, que faleceu neste dia há 308 anos. Zumbi foi o líder do Quilombo dos Palmares - que é considerado o maior foco de resistência negra à escravidão no Brasil. Mais de três séculos após a sua morte, constata-se que o racismo não deixou de existir, ou de se manifestar cruelmente. Na verdade, a opressão de cor somente modernizou-se, assim como a sociedade da opressão modernizou suas formas de dominação durante os anos.
As questoes levantadas quando se para para refletir o contexto historico brasileiro sao inumeras entre elas podemos destacar o porque ha tamanha intolerancia com o diferente? por que o negro, que foram os braços que movimentaram e movimentam a economia do brasil serem descriminidados? e como que em um pais marcado pela misigenação racial ainda exista preconceito?
o preconceito é a forma mais burra de expressar a falta de razao.
é a opiniao de alguem que nao conhece sobre o assunto e fala com suposta propriedade de um doutor. Seja inteligente, diga nao a intolerancia, e diga nao ao racismo.
parabens aos livres de coração e pensamento independente da cor da pele.

adaptado pos Alessandro Bezerra, os osriginais encontram-se em:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2003/11/268251.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário