Migração

 


 Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

Migrações externas
A migração externa, também denominada migração internacional, ocorre quando a população se desloca entre países. Há dois tipos de migração externa:
• Emigração: refere-se ao movimento de saída das pessoas de seu país de origem. Essas pessoas são emigrantes no seu país de origem.
Os emigrantes brasileiros dirigiram-se predominantemente para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.
• Imigração: corresponde ao movimento de entrada das pessoas estrangeiras em um país. Elas são imigrantes nesse país.
A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

Migrações internas
A migração interna ocorre quando a população se desloca no interior de um país.
O êxodo rural corresponde à migração campo-cidade, isto é, à saída da populaão do meio rural com destino ao meio urbano. Esse é o movimento interno mais importante e é o responsável pela grande leva de migrantes que se dirigiram, e ainda se dirigem, às grandes cidades.
Existem outros dois tipos de migração interna:
• Transumância é o deslocamento populacional que ocorre em certos períodos do ano.
• Migração pendular é o movimento diátio de vaivém da população que desloca da periferia para o centro e vice-versa.

fonte: leandrobrito.br.tripod.com/migrar.htm e http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/224-migracaog.gif

9 comentários:

  1. muitas pessoas deixam suas cidades para irem para outro estado.e porque isso?porque as vezes moram no interior dai querem procura melhores condiçoes de vida mais nem sempre é isso as vezes é pelo proprio clima do lugar.muitos saem do norte para o nordeste outros vao para o centro oeste,e tem gente que vai para o sul tembem.
    giovana maidana 2b matutino ramona

    ResponderExcluir
  2. O movimento de pessoas em busca de novas oportunidades sempre causa desemprego e violência. As Pessoas acabam MIgrando Para outras regiões e se Iludidindo achando que teria uma melhoria em suas Vidas. O deslocamento para o Sul e para o Sudeste é muito GRande. Deslocamentos Temporários e DEfinitivos. Na maioria dos deslocamentos são por situações econômicas ou novas oportunidades de TRabalho.

    Ass: Jéssica Paixão 2º B Ramona da Silva Pedroso

    ResponderExcluir
  3. Na minha opinião, o movimento migratório no brasil atualmente se dá entre a fronteira da região centro-oeste e nordeste por conta da agricultura e pecuária na aérea de transição do cerrado com a mata atlantica e a caatinga.

    Tauan Andrey Ribas Leite . 2° ANO B

    ResponderExcluir
  4. Particularmente acho que a Migração é uma forma das pessoas procurarem melhores condições financeiras ou por diversos fatores mais a migração externa é muito importante para um país tanto pelo fato de se diversificar, quanto pelo fator financeiro
    Escola Ramona da Silva Pedroso
    Patricia Zaracho 2ºB Matutino

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. mts motivos levam as pessoas a migrar , mts vezes estao fygindo de problemas sociais etc...
    mas na maioria das vezes procuram melhorar sua condiçao de vida,principalmente na parte economica... por isso mts pessoas saem de seu pais de origem ou migram ate mesmo dentro de seu pais.
    Rebeca Montalvao 2° ano B matutino , Ramona da Silva Pedroso

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
    a maioria dessas pessoas ao chegarem ao local de destino veem que as coisas nao sao bem como esperavam. os que conseguem um trabalho nao e tao bom e as vezes nem e sua especializaçao ,e alguns nao conseguem nem isso.isso enfluencia no aumento da criminalidade. ja que as pessoas ficam sem dinheiro para retornarem a seu pais de origem por exemplo.
    No Brasil os principais fluxos migratórios estão voltados para os nordestinos que saem em direção ao sudeste e centro-oeste.
    Outro fluxo bastante difundido é em relação aos migrantes do sul que saem em direção às regiões do centro-oeste e norte.

    Lais 2° Ano B

    ResponderExcluir
  9. As pessoas geralmente migram por causa das condições econômicas, adversidades naturais, saem das suas cidades pra tentar algo melhor , condiçoes de vida melhor, uns até saem por causa do clima, algumas pessoas acabavam voltando para suas cidades por causa que nao se adaptam aos locais .
    Leticia Gonçalves 2°B
    Ramona da Silva Pedroso .

    ResponderExcluir