Migração



Migração ou movimento migratório é o deslocamento da população de um lugar para outro. Os deslocamentos populacionais podem ser definitivos ou temporários.
Diversos motivos levam as pessoas a migrar: guerras, condições econômicas desfavoráveis, adversidades naturais como climas extremamente frios ou quentes, atividades vulcânica intensa, entre outros.
Os movimentos migratórios podem ser externos ou internos.

Migrações externas
A migração externa, também denominada migração internacional, ocorre quando a população se desloca entre países. Há dois tipos de migração externa:
• Emigração: refere-se ao movimento de saída das pessoas de seu país de origem. Essas pessoas são emigrantes no seu país de origem.
Os emigrantes brasileiros dirigiram-se predominantemente para os Estados Unidos, Japão e países da Europa.
• Imigração: corresponde ao movimento de entrada das pessoas estrangeiras em um país. Elas são imigrantes nesse país.
A maior onda imigratória no Brasil se deu entre as décadas de 1850 e 1930 e era formada por alemães, espanhóis, sírios, libaneses, poloneses, ucranianos, japoneses e, principalmente, italianos.

Migrações internas
A migração interna ocorre quando a população se desloca no interior de um país.
O êxodo rural corresponde à migração campo-cidade, isto é, à saída da populaão do meio rural com destino ao meio urbano. Esse é o movimento interno mais importante e é o responsável pela grande leva de migrantes que se dirigiram, e ainda se dirigem, às grandes cidades.
Existem outros dois tipos de migração interna:
• Transumância é o deslocamento populacional que ocorre em certos períodos do ano.
• Migração pendular é o movimento diátio de vaivém da população que desloca da periferia para o centro e vice-versa.

fonte: leandrobrito.br.tripod.com/migrar.htm e http://revistaescola.abril.com.br/img/geografia/224-migracaog.gif

8 comentários:

  1. Vejo, q as migrações podem ocorrem por algum período ou até durante todo tempo. São movimentos da população de um lugar pra outro.
    Podem ser classificadas cm: MIGRAÇÕES EXTERNAS: ocorre do país de origem pra um estrangeiro; e MIGRAÇÕES INTERNAS: ocorre dentro do país de origem, ex: do Mato Grosso do Sul pra São Paulo!!!

    ResponderExcluir
  2. Pelo o que eu entendi Migração é odeslocamento da população de um lugar para o outro que poden ser definitivos ou tenporários
    Os movimentos migrátorios podem ser internos ou externos


    Elisandra Carniel

    ResponderExcluir
  3. As pessoas migram para outros lugares em busca de novas coisas como por exemplo emprego.
    Porque as vezes isso é mais favorável em outros lugares
    onde podem ter uma melhor qualidade de vida.
    Tem as migrações tanto no próprio país como para diferentes paises.E no texto temos a opotunidade de entendermos melhor o fator da migração.
    Paula 2°ano A

    ResponderExcluir
  4. os movimentos migratórios ocorrem atualmente devido à falta de estrutura financeira que ainda não é bem distribuída ,por isso ,as pessoas vão em busca de empregos ,melhores condições de vida e saúde em outras regiões ou em outros países.Mas a realidade é bem diferente,pois,ao chegar nessas localidades percebem que o custo de vida é muito alto e é preciso ter qualificação para exercer qualquer profissão .Por isso muitos vão parar em locais sem infra-estrutura ,por exemplo,as favelas de São Paulo.

    Ana Paula 2ºA

    ResponderExcluir
  5. Bom pelo que eu entendi, migraçõe é o deslocamento da população de um lugar para o outro.
    E elas são Internas e externas.
    E as pessoas migram atras de emprego ou até de uma vida melhor.

    ResponderExcluir
  6. Hoje em dia os movimentos migratorios ocorrem por falta de empregos,até mesmo o clima influência nos movimentos migratórios,as pessoas buscam melhor qualidade de vida para sua vida.
    Existem dois tipos de movimentos migratorios são eles:
    Migrações externas ocorre quando a população se desloca entre países.
    Migrações internas ocorre quando a população se desloca no interior de um país.Judy

    ResponderExcluir
  7. Poi é, as migrações ocorrem a todo momento e em todo lugar. As migrações podem ser classificadas de várias formas como:Migração externa, interna, etc.
    As vezes essas migrações são por boas causas ou as vezes por causas ruins.

    ResponderExcluir
  8. Bom compreendi que os movimentos migratórios ocorrem porque as pessoas querm buscar uma melhor qualidade de vida em outra localidade.Os movimentos migratórios podem ser internos ,quando ocorre dentro do próprio país(por exemplo quando mudamos para outra cidade).e também stem as migraçoes externas ,quando mudamos para outro país(emigraçoes) ou quando outras pessoas vem para nosso país(imigraçoes).

    ResponderExcluir