Distribuição da população brasileira



A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87,5 hab/km2, as regiões nordeste, sudeste e sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o território, fato contrário à densidade demográfica do norte e centro-oeste, que são, respectivamente, 4 hab/km2 e 8,6 hab/km2, correspondendo a 64% do território total.
Os brasileiros atualmente exercem um grande fluxo migratório, internacional e nacionalmente, nesse processo é importante salientar a diferença entre emigração (saída voluntária do país de origem) e imigração (o ato de estabelecer-se em país estrangeiro).
Acerca das migrações externas o significado está no fluxo de pessoas que saem do seu país para viver, ou mesmo visitar, outro país, geralmente países desenvolvidos; já as migrações internas caracterizam-se pelo deslocamento populacional que se realiza dentro de um mesmo país, seja entre regiões, estado ou municípios. No Brasil cerca de 40% dos brasileiros residem fora dos municípios que nasceram.

Os principais fluxos migratórios no Brasil estão voltados para os nordestinos que saem em direção ao sudeste e centro-oeste, isso muita vezes é provocado devido às questões de seca, falta de emprego, baixo índice de industrialização em relação às outras regiões, dentre outros fatores.
Outro fluxo bastante difundido é em relação aos migrantes do sul que saem em direção às regiões do centro-oeste e norte, esse processo deve-se aos agricultores gaúchos que procuram novas áreas de cultivo com preços mais baixos.

fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/distribuicao-populacao-brasileira.htm

10 comentários:

  1. A população Brasileira, pelo q pude notar, em sua maioria reside no nordeste, sudeste e sul, sendo os mesmos que não correspondem a metade do território Brasileiro. Já nas regiões Centro - Oeste e no Norte a população é bem reduzida em relação a sua área.

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou muito bom, eu pude entender que o processo de migração acontece de duas maneiras :migrações externas e migrações internas. Muitas pessoas migram para outras cidades,vilas ou ate mesmo para outros países,elas buscam novos meios de trabalho para poderem ter uma vida melhor

    ResponderExcluir
  3. Bom eu pude percebe que os lugares onde reside maiores populações são no nordeste,sudeste e sul,e quando reunidas elas juntan 88% da população.
    E o centro oeste e o norte juntas reunem so 64%da populacão o que significa menor migrações para essas bandas.Judy

    ResponderExcluir
  4. Isso está relacionado as migrações porque as pessoas são em busca de melhores condições para um certo setor
    como por exemplo no sul e no noredeste do país migrão para o cento-oeste e oeste do país.

    ResponderExcluir
  5. É o texto explicou tudo como realmente é, as pessoas saem de suas terras natal (normalmente) e vão em busca de uma nova vida ou de até mesmo empregos e condições de vida melhores do que vivem.

    ResponderExcluir
  6. pelo que copreendi as maiores concentraçoes populacionais se encontram nas regioes sul sudeste e nordesdeste.Pelo fato de que nessas localidades se encontram os polos de atraçao do Brasil, como as industrias

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi que o fluxo é bem grande nas regioes do nordeste e outras eles vão em busaca de novas opurtunidade vida pois a regiao não oferse boa oportunidade e o Brasil tem um grande indise de migraão

    ResponderExcluir
  8. Pelo que eu entendi os principais fluxos migratórios estão voltados para os nordestinos que saem em direção ao sudeste para o centro-oeste.
    Outro fluxo é em relação aos migrantes do sul que vão para o centro-oeste enorte

    Elisandra

    ResponderExcluir
  9. Essa má distribuição te haver com dois fatores:
    *histórico : que foi quando os colonizadores povoaram primeiro os litorais brasileiros.
    *econômico: porque como os litorais tiveram envestimentos dos portugueses .Assim tiveram um grande desenvolvimento em industrias posteriormente.Tendo como polos de atração .Por isso as pessoas vem para essas regiões em busca de melhores condições de vida .Portanto aumentando as concentrações das pessoas no litoral do Brasil.
    Ana Paula 2°A

    ResponderExcluir
  10. A população brasileira está destribuida de uma forma irregular.
    Pois a maioria se localiza na Região Nordeste do pais, deixando assim as outras partes com uma população menor.
    Graciele-2°ano A

    ResponderExcluir